CARLA MAFFIOLETTI

(Soprano coloratura)

Foto: Wim Langohr

“A sofisticada e cintilante soprano coloratura de Fluência vocal, notas agudas claras e definidas e um carisma natural” - Opernglas

“Acrobacias vocais extremas levou a intensão de Bruno Maderna de uma arte jocosa direto ao ponto" - Opernwelt

"A Erudita mais Pop do Brasil” - Zero Hora, Brasil
Nascida no Brasil, Carla Maffioletti possui nacionalidades italiana e brasileira.
 
Bacharel em violão clássico pela Universidade Do Rio Grande do Sul (UFRGS) , desenvolveu paralelamente estudos em canto lírico sob a orientação da soprano brasileira Neyde Thomas, em Curitiba.
 
Em 1998, mudou-se para a Europa onde vive desde então e obteve pós-graduação em Performances em Canto e Opera no Conservatorium Maastricht, Países-Baixos, sob orientação de Mya Besselink. Posteriormente, recebeu orientação da renomada soprano americana Reri Grist.

Durante as temporadas 2013/2016, Carla Maffioletti foi contratada como solista do elenco fixo para o Teatro de Lucerna, na Suíça.
Executou, com muito sucesso, o papel de Scintilla, na ópera Satyricon, de Bruno Maderna - considerado o papel mais agudo já escrito para uma coloratura, alcançando um B6 alto -, bem como fez a estreia mundial do papel de Skulptur (Die Antilope), durante o Festival de Lucerna, destacando-se também nos papeis de Musetta (La Bohéme), Zerbinetta (Ariadne auf Naxos), Johanna (Sweeney Todd), Héro (Béatrice e Bénedict), Ms. Words Worth (Albert Herring) e Contessa de Foleville (Il viaggio a Reims). Fez a estréia mundial de Canto de Sirena em cooperação com o grupo de teatro catalão La Fura dels Baus.

Por 12 anos, foi a solista principal do famoso violinista holandês André Rieu em suas Turnês mundiais e com ele gravou inúmeros CDs e DVDs que são frequentemente transmitidos pelos principais canais de Rádio e TV em muitos países.
 
Carla Maffioletti se apresentou no Radio City Hall (Nova York), Waldbühne (Berlim), Palácio de Shönbrunn (Viena), Vrijthof Square (Maastricht) Parque Olímpico (Seul) e International Forum (Tóquio) e Roger's Centre (Toronto), O2 Arena (Londres), Ziggo Dom (Amsterdam), bem como turnês regulares na China, Austrália e América do Sul e África do Sul.
 
Durante a temporada 2009/2012, Carla foi membro do elenco fixo do Teatro de Gießen (Alemanha), desempenhando papeis como Rainha da Noite (A Flauta Mágica), Olympia (Os Contos de Hoffmann), Marja (Der Revisor), Raven (Sigurd, o Matador de Dragões), Valencienne (O Morcego), Meroë (Die Großmüttige Tomyris) e Maria-Luisa (Goya).

Em 2011, foi premiada como bolsista pela Richard-Wagner-Verband International.
Em 2017, produziu sua própria turnê por cidades Holandeses e Belgas chamada A Dream, com o acompanhamento da orquestra Da Capo Salon Orkest e solistas convidados.

No Brasil, Carla Maffioletti interpretou obras de compositores contemporâneos, como Vagner Cunha, e realiza frequentemente turnês e concertos. Com este compositor e a Camerata Ontoarte, gravou dois CDs e também fez parte da estreia mundial de sua ópera O Quatrilho. Com a Camerata, fez concertos de obras de Antonio Meneghetti em São Petersburgo, Rússia.

Carla Maffioletti produziu dois CDs solos: os álbuns Blue Bird e Sentimental, nos quais também ressalta suas habilidades como violonista, compositora e arranjadora.

Cantou sob a regência de Howard Arman, Boris Schäfer, Ed Spanjaard, Antonio Borges Cunha, Carlos Spierer, Jan Stülen, Enrico Delamboye, e Marcelo Viotti.

No Brasil, Carla Maffioletti gravou o DVD Sinfonia Methafisica, de Antonio Meneghetti, os CDs Erudito I, Tudo Muda - com canções de Flávio Oliveira - e a ópera A Boiúna, de Walter Schultz Portoalegre, com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Em 2018, criou, junto com a soprano alemã Jutta Maria Böhnert, o Duo Almeh Luz, de violão e voz. Com um repertório variado e sofisticado, destaca-se também como violonista, adaptando melodias do repertório de câmara em arranjos originais para esta formação.

Carla Maffioletti fala sete idiomas: português, italiano, espanhol, francês, inglês, holandês e alemão.
É, sem dúvida alguma, uma das cantoras líricas brasileiras de maior destaque mundial de todos os tempos.
AGENDA LÍRICA
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Copyright © 2018 Agenda Lírica