CARLA RUARO

"RAÍZES - UM PIANO NA AMAZÔNIA"

Criado e realizado pela pianista Carla Ruaro, o projeto "Raízes - Um Piano na Amazônia" teve como proposta artística e social levar o piano e a música de compositores contemporâneos da Amazônia para comunidades e aldeias ribeirinhas.

 

Com a intenção de vivenciar o ambiente e buscar as raízes da música em que escolheu interpretar neste projeto, aumentando assim sua percepção e compreensão da linguagem através da qual o compositor comunica sua arte e se sentindo mais capaz de transmitir ao público a essência dessa música, a pianista procurou estar mais próxima do ambiente em que o autor vive e que serve de inspiração na composição do repertório contemporâneo produzido hoje na região amazônica.

 

Como proposta social, a pianista levou o piano ao alcance de comunidades e aldeias da região amazônica que pela primeira vez tiveram a oportunidade de ver, ouvir e experimentar esse instrumento, bem como ter contato pela primeira vez com a música de compositores locais que usam elementos da natureza amazônica como inspiração.

 

Durante 20 dias, a pianista e sua equipe viajaram de barco para ministrar oficinas sobre a história e a mecânica do piano, bem como a história dos compositores e suas obras inspiradas na natureza que os cerca. Mais de 1000 crianças de 33 comunidades localizadas ao longo do rio Arapiuns (ramo do rio Amazonas) cercaram o barco Jorge Olinto para participar das oficinas durante a tarde. À noite, os shows aconteciam na beira da praia, onde toda a comunidade assistia sentada na areia.

 

No final da viagem, o piano foi doado à Orquestra Filarmônica de Santarém, um projeto sem fins lucrativos da prefeitura de Santarém que ainda não tinha um piano acústico para as aulas em sua sede.

 

A Equipe

 

O projeto contou com a parceria da diretora artística, cantora e compositora Tatiana Cobbett (Florianópolis - Brasil), o cinegrafista João Santos (Lisboa – Portugal), a fotógrafa Pâmela Flor (Vitória – Brasil) e a arte-educadora Joana Pereira (Nice – França).

 

Compositores

 

Albery Albuquerque, Thiago Albuquerque, Luiz Pardal, Lúcia Uchôa, Vicente da Fonseca, Wilson Fonseca, Altino Pimenta e Waldemar Henrique.

Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=DSUfD91a__8

O Concerto de Lançamento do CD e estreia do filme documentário acontecerá no dia 28 de novembro, no Instituto Ling - aguardem!

AGENDA LÍRICA
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Copyright © 2018 Agenda Lírica