CLÁUDIO RIBEIRO

(Regente)

Bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Regência pela University of Denver (Estados Unidos). Conclui doutorado em Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Peru.

 

Em 2019, completa 40 anos de atividade musical no Brasil e Exterior.

 

Durante os anos 1988-89, estudou Direção de Orquestra e Ópera na Itália, onde foi discípulo de Guennadi Rozhdestvensky e participou de importantes produções líricas. Foi Diretor Artístico e Maestro Titular da OSPA entre 1995 e 1998 e Maestro Associado da Orquestra de Câmara de Blumenau entre 1993 e 2000. Desde 2015, coordena o grupo Oficina de Ópera.

 

Na qualidade de artista em performance ou pesquisador antropológico vem representando o Brasil em diversos países, tanto em concertos, como congressos, simpósios e grupos de estudo. É membro do Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais da UFRGS, da rede epistemológica Abya-Yala/UFRGS, da Academia Brasileira de Antropologia e da American Antropological Society. Tem artigos publicados em livros e revistas científicas nas áreas de  Xamanismo, Antropologia dos Sentidos e sobre os povos Kaigangs do RS, Yaneshas (Perú) e Tukano (Amazonas).

 

É fundador do Instituto Música, organização não-governamental para promoção da paz pela Arte.

 

Entre as distinções recebidas encontram-se Medalha ao Mérito Artístico (1978, UFRGS, Porto Alegre), Condecoração de Honra (1990, Libres, Argentina), Prêmio Destaque Musical, pela Denver University (2008, USA), Medalha ao Mérito Acadêmico, da Universidade Nacional de Trujillo (2012, Peru), Comenda Carlos Gomes (2012, São Paulo) e a Medalha de Paz da ONU (2016, São Paulo).

AGENDA LÍRICA
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Copyright © 2018 Agenda Lírica