top of page

XX SÉRIE DE CONCERTOS INTERNACIONAIS

DE ÓRGÃO DE TUBOS

Marco Aurelio Licht.png

No próximo dia 30 de setembro, domingo, iniciamos a temporada da XX Série de Concertos Internacionais de Órgão de Tubos com apresentação do organista Marco Aurélio Lischt – RJ. O concerto acontece na Igreja Martin Luther, às 10h45min, com entrada franca.

A série tem a direção Artística da organista Anne Schneider que mantém essa programação há 25 anos ininterruptos.  Os concertos Internacionais de Órgão de Tubos terão a participação de solistas convidados especialmente para essa série e irá movimentar a cena cultural da cidade e da região com a realização de concertos em um instrumento raro que propicia além de belos espetáculos o conhecimento de uma arte diferenciada e a conservação de um patrimônio de imensurável valor histórico-cultural.

 

MARCO AURÉLIO LISCHT

É graduado em piano e órgão e mestre em órgão pela Escola de Música da UFRJ. Formou-se no Curso de Música Sacra na Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Frankfurt – Alemanha, onde se formou no curso de Música Sacra. Em sua carreira internacional, Lischt é frequentemente convidado a participar de diversos festivais internacionais de órgão na Alemanha, Polônia, Noruega e República Tcheca, tendo em 2004 atuado com Krzysztof Penderecki, um dos maiores compositores da música contemporânea. Atualmente exerce as funções de maestro do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, do Coral Municipal de Petrópolis e da Orquestra Filarmônica de Petrópolis. Também é o diretor artístico do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, organista voluntário da Catedral São Pedro de Alcântara em Petrópolis e diretor artístico da série Concertos de Órgão na Catedral, como também presidente da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil.

 

A Igreja Martin Luther local da realização da série, abriga o instrumento para o qual esse projeto foi elaborado, um órgão de tubos Rieger.  No Rio Grande do Sul existem somente outros dois órgãos com características semelhantes ao da Martin Luther, são os três maiores e mais completos do Estado, na sua categoria. Porém, apenas este Rieger, está no altar, o que permite ao público sua visualização durante toda a execução, sendo um espetáculo à parte com promoção de uma experiência completa para quem assiste.

 

O Órgão de Tubos atingiu o seu apogeu na época Barroca (séc. XVI). Sempre fascinou os ouvintes pela qualidade do som, pelas variações possíveis na execução de obras e por exigir habilidade no manuseio dos pés e mãos simultaneamente.

Para Wolfgang Amadeus Mozart o órgão era o “Rei dos Instrumentos”. Johann Sebastian Bach foi um destacado compositor e organista.

Nos dias atuais e em nosso país, este é um instrumento raro, dado o alto valor para sua conservação, manutenção e aquisição, mas nem por isso menos apreciado. Estas circunstâncias, na verdade, tornam ainda mais relevante projetos que assegurem a ocupação, disseminação e até a popularização deste fascinante artefato musical.

 

Direção Artística:

Desde 1993 a organista Anne Schneider tem trabalhado para manter esta arte rara com a realização dos Concertos Internacionais de Órgão na Martin Luther, sempre com grande respaldo da comunidade. É um dos poucos projetos que se mantém por 25 anos ininterruptos. Natural de Porto Alegre, RS. Graduada pela UFRGS em Piano, Órgão e Filosofia e com curso de Virtuosidade (performance) Anne Schneider fez seus estudos musicais com o maestro Leo Schneider, seu pai. Posteriormente a nível de aperfeiçoamento, teve aulas com Renato Koch e Christophe Mantoux (França). Anne iniciou uma carreira de organista internacional em 1989, fazendo turnês anuais pelo mundo. Gravou cassetes, vários especiais de Rádio, Tvs e quatro Cd's. Produz e apresenta um programa semanal: "Toccata " na Rádio da UFRGS dedicado ao órgão de tubos desde outubro de 1999. Desde 1988 é a organista titular da Igreja Martin Luther. Em 2011 ganhou a Medalha da Legislatura, na Assembleia do RS, por sua destacada colaboração à cultura gauchesca. É citada por renomado site polonês Organy piszczalkowe entre os 100 melhores organistas do mundo.

 

Este projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio da Favorit Aços Especiais, promoção da Associação Cultural Cantábile e apoio cultural da Comunidade Luther. Realização Governo Federal. Prevê oito apresentações para essa série e se mantém em fase de captação de recursos via Imposto de Renda, tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail: delmardickel@gmail.com

Ester Chaves

 

produção musical | gestão cultural | assessoria de comunicação | gravação audiovisual

whats: (54) 9 99987307 | fone: (51) 9 98587307

Twitter: @EsterProdutora | Facebook: @ATMOSFERAProducoesCulturais

bottom of page