conservatórios na europa
ALEMANHA
A Hochschule für Künste Bremen é dividida em dois departamentos: O Departamento de Arte e Design e o Departamento de Música.
A Hochschule für Musik “Carl Maria von Weber” é um lugar para cultivar a cultura musical, na qual a arte, a ciência e o ensino se entrelaçam na teoria e na prática.
Na Hochschule für Musik Freiburg, educadores apaixonados, cientistas e músicos famosos, bem como gerações de estudantes.
Os membros do corpo docente da “Hanns Eisler” contribuem para a excelente reputação internacional da escola.
A Hochschule für Musik Karlsruhe teve como reitora, de 1984 até 2001, a pianista baiana Fany Solter, a primeira mulher a ser eleita para esse cargo na Alemanha.
Vários estudantes famosos passaram pela Hochschule, entre eles, os compositores August von Othegraven e Engelbert Humperdinck.
Além de todos os habituais instrumentos de orquestra, canto, piano, órgão, violão, acordeão e saxofone clássico a Hochschule também oferece cursos de jazz e de música antiga.
Os estudos musicais incluem música instrumental e vocal, bem como educação musical, composição, regência e música de igreja.
As principais disciplinas ensinadas na Hochschule são instrumentos de orquestra, instrumentos de teclado, canto e regência, além de jazz e música popular.
Leipzig, na qual Johann Sebastian Bach atuava, oferecia as perfeitas condições para uma instituição que visasse talentos musicais-acadêmicos.
Possui cerca de 750 alunos e é uma das grandes faculdades de música da Alemanha, oferecendo uma educação artístico-científica em todas as áreas da música e do teatro.
A Hochschule oferece aos alunos oportunidade de se especializar na performance de música clássica, música contemporânea, jazz ou música folclórica.
Graças ao legado de Franz Liszt, que combinou em sua pessoa o compositor, o virtuose, o músico de conjunto, o pedagogo e o filósofo, a instituição compete com as academias de música mais renomadas do mundo.
Cerca de 850 estudantes de mais de 40 países são treinados no “Robert Schumann” Hochschule Düsseldorf por professores que garantem instrução individual no mais alto nível.
Os departamentos de música de câmara, música contemporânea, música antiga, jazz, rock, pop e musicologia garantem à HMTMH uma posição de destaque nacional e internacional.
Além dos cursos, um Opera Studio que atua em conjunto com o Stuttgart State Opera promove o treinamento vocal e cênico dos alunos de performance em ópera.
ÁUSTRIA
O “Franz Schubert” Konservatorium, Escola de Artes Performáticas e Música, é o mais antigo conservatório privado de Viena.
O “Joseph Haydn” Konservatorium educa estudantes de todo o mundo nas áreas da performance e educacionais da música.
O “Richard Wagner” Konservatorium oferece cursos que duram 8 semestres no primeiro ciclo e 4 semestres no segundo ciclo.
Começou como uma escola de canto e a partir de 1827 foram oferecidos cursos de muitos instrumentos orquestrais.
Juntamente com seu departamento de música clássica, seus departamentos de musicais, jazz e pop são especialmente dignos de nota, com aproximadamente 300 estudantes vindos de diversas regiões do mundo.
Na Wiener Musikakademie, você se concentra no que realmente precisa para o futuro como músico.
BÉLGICA
A tradição do Conservatoire Royal de Bruxelles é constantemente nutrida por um corpo docente de alto nível, pedagogo e praticante de sua arte.
Tem uma sala de concertos completamente reformada, chamada Philharmonic Hall e uma rica biblioteca.