HOMENAGEM A FERNANDO LEWIS DE MATTOS

Compositor, músico e professor do Instituto de Artes da UFRGS

No dia 27 de novembro, terça, às 19h, acontece no Instituto de Artes da UFRGS concerto em homenagem a Fernando Lewis de Mattos, músico, compositor, pesquisador e professor do Departamento de Música do IA/UFRGS que faleceu precocemente no dia 04 de novembro. No concerto, os professores do IA/UFRGS Celso Loureiro Chaves, Daniel Wolff, Leonardo Winter, Catarina Domenici, Dimitri Cervo, Luciana Kiefer, Lucia Carpena, Caroline Abreu e Augusto Maurer interpretarão obras de Fernando Mattos em companhia de alunos e ex-alunos do compositor. A entrada para o concerto é gratuita.
 
Compositor duas vezes agraciado com o Prêmio Açorianos de Música (em 2003 e 2008), Fernando Mattos Fernando Lewis de Mattos teve sua vida acadêmica e artística intimamente ligada ao Instituto de Artes da UFRGS. Graduou-se em Música pelo IA/UFRGS, onde concluiu o Mestrado em 1997, alcançando o grau máximo com a dissertação "A 'Salamanca do Jarau' de Luiz Cosme: Análise Musical e História da Recepção Crítica". No Doutorado, ampliou sua pesquisa sobre a obra de Luiz Cosme, nome fundamental da música de concerto brasileira do século XX.
 
Após ter lecionado no Projeto Prelúdio da UFRGS, entre 1987 e 1998, Mattos passou a integrar o quadro de professores do Departamento de Música do Instituto de Artes da mesma Universidade, no qual ministrou as disciplinas Fundamentos da Música, Harmonia, Análise Musical, Estética da Música, Música de Câmara e Arranjos Vocais.
 
Músico versátil, Fernando Mattos tocava vários instrumentos de cordas, entre eles o alaúde e a teorba. Compôs música de câmara, canções, música coral e música orquestral. Além de dedicar-se à pesquisa e à interpretação de Música Antiga e da música folclórica brasileira, dominava o repertório contemporâneo e realizava experiências com música eletroacústica. Fernando Mattos compôs para teatro e cinema, tendo sido autor da trilha sonora do filme "Concerto Campestre", de Henrique de Freitas Lima, que foi publicada em CD. 
 
As obras de Fernando Mattos têm sido apresentadas no Brasil e no exterior e foram registradas em diversos CDs, alguns dos quais receberam importantes prêmios regionais. A música orquestral que compôs já foi interpretada pela Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, pela Orquestra da Universidade de Campinas, pela Orquestra de Câmara da Ulbra e pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

AGENDA LÍRICA
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Copyright © 2018 Agenda Lírica