LILIANA MICHELSEN

(Pianista e Correpetidora)

Foto: Caio Amon

A pianista Liliana Michelsen residiu de 2007 a 2017 na Alemanha, onde integrou o corpo docente da Universidade de Música de Nurembergue (Hochschule für Musik Nürnberg) e da Universidade de Augusburg (Leopold-Mozart-Zentrum da Augsburg Universität). É bacharel e mestre em piano solo pela UFRGS e mestre em piano colaborativo pela Hochschule für Musik Nürnberg. No seu período estudantil integrou festivais de inverno internacionais do Brasil como o Festival de Campos do Jordão e Festival de Nova Friburgo, e foi aluna em masterclasses de pianistas como Victor Rosenbaum, Richard Bishop, Emmanuel Strosser, Cristina Ortiz, Wolfgang Manz, entre outros. Na Alemanha estudou Liedgestaltung com Prof. Marcelo Amaral e com o austríaco Prof. Helmut Deutsch, referência mundial no repertório de Lied, e teve formação complementar por Janine Bächler e Robert Holl, na Academia Internacional Hugo-Wolf de Stuttgart (Internationale Hugo-Wolf-Akademie). Nas Hochschule für Musik Nünrberg e Augsburg Universität foi docente de correpetição solo para cantores e para flautistas e também foi pianista assistente das classes de canto e de flauta de músicos de renome na Europa como Íride Martínez, Prof. Johannes Mannov, Prof. Elisabeth Kovacz, Prof. Susanne Kelling, Prof. Siegfried Jerusalem, Prof. Jan Hammar e Prof.  Agnes Habereder, na área de canto, e na área de flauta, de Prof. Marcos Fregnani e  Prof. Anne-Katherine Heinzmann.

 

Foi pianista assistente em masterclasses ministrados pelo regente especialista em oratórios Prof. Frieder Bernius, pela cantora Prof. Ulricke Sonntag, cantor Prof. Konrad Jarnot e pelo primeiro flautista da Wiener Philarmoniker, Karl-Heinz Schütz. Participou das edições de 2014 e 2015 como artista convidada do Festival Internacional de música de câmara de Nuremberg (Internationales Kammermusikfestival Nürnberg).

 

Desenvolveu intensa atividade de concertos em duos bem recebidos pela crítica impressa na Bavária, com diversos cantores ativos em casas de ópera da Alemanha, Áustria, Letônia e China. Voltou a residir no Brasil em 2017, e desde então ministrou masterclasses na Unirio, UNILA e em Porto Alegre, realizou turnê por cidades brasileiras com a soprano alemã Isabel Blechschmidt, concertos no RS com o barítono brasileiro Homero Velho, foi docente da UFPel, preparou cantores nas produções de ópera O Quatrilho (independente) e A Viúva Alegre (OSPA). Integra dois ensembles de música de câmara: o Quarteto Aura (na formação quarteto com piano) e Um Duo de Três (trio de oboé, fagote e piano).

 

Participou do IX Festival Internacional de Música Sesc de Pelotas como pianista e vem participando de concertos desde como solista com orquestra a duos com instrumentos diversos.

 

Tem difundido sua experiência com o repertório vocal na preparação de cantores ativos na cena musical do país, experiência assimilada através dos anos como preparadora vocal na Hochschule für Musik Nürnberg e na Augsburg Universität.

AGENDA LÍRICA
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Copyright © 2018 Agenda Lírica