LUCIANO LEÃES

Foto: Vladimir Gheorghiu

Considerado um dos principais pianistas do país, Leães foi vencedor por duas vezes do Prêmio Açorianos de Música na categoria de melhor instrumentista pop. Com mais de 20 anos de carreira, Leães solidificou seu reconhecimento nacional e internacional com o lançamento do seu disco "The Power of Love" (2015). Foi convidado para turnês nos EUA, Argentina e tocou em alguns dos principais festivais de jazz e blues do Brasil e do exterior. É responsável e curador do projeto Clube do Blues, que insere o Rio Grande do Sul na rota de shows de blues nacionais e internacionais. Abriu o show de Elton John em Porto Alegre tendo sido selecionado pela produção do músico inglês. 

Carey Bell, Magic Slim, Earl Thomas, Hubert Summlin, Larry McCray e John Primer são alguns dos grandes nomes com quem Luciano Leães já dividiu o palco. A cada show de seus projetos comprova que, independente do tamanho da audiência ou da casa, sempre bota toda sua energia nas músicas e proporciona à platéia uma imersão ao universo do blues, R&B e da música de New Orleans.

Logo após o lançamento do álbum "THE POWER OF LOVE" Leães caiu na estrada para mostrar sua música. Em abril e maio de 2017, ele foi à New Orleans pela terceira vez, onde tocou em locais tradicionais como a Frenchy's Gallery, the Professor Longhair Museum, e o classico Jimmi's Music Club - como convidado especial de um tributo ao Professor Longhair, Allen Toussaint and Earl King. Ele também subiu ao palco doe um dos maiores festivais de música do mundo, o Jazz & Heritage Festival, ao lado do bluesman da Louisiana J. Monque’ D.

Para o segundo semestre deste ano, Leães projeta o lançamento de um single. Em seguida, entra em estúdio para dar vida ao seu segundo disco, ainda sem data prevista para finalização. O novo trabalho deve seguir bebendo da mesma fonte do blues, R&B e New Orleans piano. Porém somando elementos que foram assimilados na turnê do primeiro disco. Os lugares, pessoas e sonoridades com que Leães teve contato somaram-se à história e à concepção do músico, originando novas inspirações que certamente vão refletir neste novo momento musical.

Com casa lotada, The Power of Love foi lançado em dezembro de 2015 no Centro Histórico-Cultural Santa Casa. Desde então, foram realizados cerca de 100 shows, dezenas de cidades foram percorridas no Brasil e no exterior, tocou em locais renomados como o Antone’s em Austin e o Buddy Guy’s Legends em Chicago, canções foram executadas em renomadas rádios norte-americanas como a WWOZ de New Orleans e a 88.1 KDHX de St. Louis, mais um Prêmio Açorianos foi colocado na estante e muita vivência para acrescentar a seus próximos trabalhos. Somente em 2017, Leães realizou três turnês nos Estados Unidos e uma na Argentina, consolidando a relevância de seu trabalho além do território nacional. Acompanhou a cantora Annika Chambers - indicada ao Blues Music Awards - em shows no Focsani Blues Festival, na Romênia, e no Lucerne Blues Festival, na Suíça. Também participou de festivais nacionais como Ilhabela Folk & Blues Fest, Festival de Blues de Ribeirão Preto, Festival Blues de Londrina e Maringá Midnight Hour Jazz & Blues.

Ainda em 2017, ele fez uma turnê pela Argentina acompanhado da banda El Club del Jump, uma das principais da nova geração daquele país. No Brasil, tem participado de festivais de blues e jazz como o Bourbon Folk & Blues Fest em Ilhabela, Londrina Blues Festival and Midnight Hour Jazz & Blues Festival em Maringá. Apenas em 2017 o músico já se apresentou mais de 50 vezes com seus projetos Luciano Leães & The Big Chiefs e Piano Night.

Saiba mais no site www.lucianoleaes.com

AGENDA LÍRICA
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Copyright © 2018 Agenda Lírica