MAÍRA LAUTERT

(Soprano)

A soprano gaúcha Maíra Lautert coleciona inúmeras performances em óperas, concertos e recitais pelos palcos brasileiros, sendo suas personagens de maior destaque: Hanna Glawary, em A Viúva Alegre de Franz Lehár, Donna Anna, em Don Giovanni de W. A. Mozart (ambas no Theatro São Pedro/RS - OSPA), Condessa de Almaviva, em As Bodas de Fígaro de W. A. Mozart (TMRJ), Helena de Tróia, em Mefistofele de Arrigo Boito (Theatro da Paz/PA), a Raposa Astuta, em As Aventuras da Raposa Astuta de Leoš Janáček  (Teatro Amazonas/AM) e Domitila, na ópera homônima de João Guilherme Ripper, na qual realizou turnê por estados brasileiros através do Prêmio FUNARTE Circuito de Música Clássica. Em julho/agosto de 2018, interpretou a personagem Pierina, na estreia da ópera O Quatrilho, de Vagner Cunha e libreto de José Clemente Pozenato, com a qual realizou turnê pelo estado do Rio Grande do Sul.

Maíra teve a rara oportunidade para uma cantora brasileira de participar de cinco produções de óperas de Richard Wagner ocorridas em um período de dois anos no país, são elas: A Valquíria (TMSP/2011 e TMRJ/2013), O Crepúsculo dos Deuses (TMSP/2012), Parsifal (Teatro Amazonas/2013) e O Ouro do Reno (TMSP/2013).

Estudou com nomes como Pedro Spohr (RS), Laura de Souza (RS), Homero Velho (RJ), Eduardo Alvares (RJ) e Eliane Coelho (RJ), além de workshops e masterclasses com profissionais do cenário internacional.

 

Já foi regida pelos maestros Frederico Gerling Jr. (RS), André Cardoso (RJ), Isaac Karabtchevsky (RJ), Luiz Fernando Malheiro (AM e RJ), Abel Rocha (RJ), Tiziano Severini (RJ), Marcelo de Jesus (AM), Roberto Duarte (RJ), Evandro Mattè (RS) e Antonio Borges-Cunha (RS).

Vencedora do VII Concurso Nacional Villa-Lobos, 3º lugar no VII Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão e 3º lugar no I Concurso de Canto Lírico/Ópera da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maíra Lautert é Bacharel em Canto pela UFRJ e atualmente é aluna do mestrado profissional em música desta instituição.

AGENDA LÍRICA
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Copyright © 2018 Agenda Lírica