top of page
Buscar

GALA LÍRICA NO THEATRO SÃO PEDRO MARCA LANÇAMENTO OFICIAL DA COMPANHIA DE ÓPERA DO RS

Atualizado: 20 de abr. de 2022


MOVIMENTO CRIADO A PARTIR DA UNIÃO DE CANTORES LÍRICOS PROFISSIONAIS GAÚCHOS TEM O OBJETIVO DE PROMOVER E FOMENTAR A CULTURA OPERÍSTICA NO ESTADO


O público presente à gala lírica do Theatro São Pedro de Porto Alegre, no próximo dia 26 de abril, às 21h, testemunhará o nascimento de uma iniciativa inédita no cenário erudito estadual: o lançamento oficial da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS). Fruto da união de cantores líricos profissionais gaúchos, o movimento pretende liderar ações de promoção e fomento à cultura operística no Estado, com produções regulares de títulos e utilização de artistas locais.


“O Rio Grande do Sul é um estado que ama ópera. Todos os poucos espetáculos dedicados ao gênero que acontecem por aqui são sucessos absolutos de público. Mas eles não são regulares, são eventuais”, explica o tenor Flávio Leite, um dos idealizadores da Companhia, em conjunto com outros profissionais de destaque no cenário estadual, nacional e internacional.


O principal objetivo do movimento é criar espetáculos de alta qualidade, com títulos tradicionais e novas obras de câmara brasileiras, por exemplo, tendo inicialmente como acompanhamento o piano. A ideia é usar, preferencialmente, mão de obra artística de dentro do Estado, dando especial atenção para novos talentos do canto lírico. Conforme a mezzo-soprano Angela Diel, que também lidera a iniciativa, a CORS trabalhará com contrapartidas sociais, fazendo apresentações especiais em escolas e outros locais públicos que contribuam para aproximar a cultura operística das novas audiências.

Cumprindo sua característica de universalidade, a companhia estará focada, ainda, na organização de uma série de atividades complementares, como masterclasses e cursos regulares de aulas de canto e de repertório - ministrados por artistas brasileiros e estrangeiros -, assim como a prática de aulas de teatro e correpetiçáo com pianistas locais.


Uma das frentes da Companhia já em andamento é o projeto Ópera Para Todos, que irá apresentar, em maio, a clássica ópera Cavalleria Rusticana, obra-prima do italiano Pietro Mascagni (1863-1945). Os primeiros passos da CORS, contudo, foram dados ainda em novembro de 2021, com a realização de um recital didático online como contrapartida social à Lei Aldir Blanc.


O quê: Gala Lírica de lançamento da Companhia de Ópera do RS Onde: Theatro São Pedro (RS) Quando: Dia 26 de abril, a partir das 21h Quem participa: Angela Diel (mezzo-soprano); Flavio Leite, Eduardo Bighelini e Lazlo Bonilla (tenores); Eiko Senda, Elisa Machado e Rosimari Oliveira (sopranos), Carlos Rodriguez (barítono), Daniel Germano (baixo-barítono), Eduardo Knob (pianista) e Laura de Souza (direção cênica)

bottom of page