Buscar

INSTITUTO LING APRESENTA PROGRAMAÇÃO DO PRIMEIRO SEMESTRE


Credito: Carlos Stein - Viva Foto

Porto Alegre, 26 de fevereiro de 2020



A partir do dia 12 de março, o público poderá conferir mais de cem atividades, em diferentes áreas do saber, que vão movimentar o centro cultural em Porto Alegre até o mês de julho. A nova temporada inclui uma série de novidades na programação, com eventos que abordam temas como ópera, literatura, cinema, dança e artes visuais, além de cursos, palestras, oficinas e saraus, todos com ingressos acessíveis ou entrada franca.


A programação musical do primeiro semestre vai reunir grandes instrumentistas do Rio Grande do Sul, do Brasil e do exterior. As apresentações iniciam no dia 12 de março com o capixaba Hercules Gomes, considerado um dos mais representativos pianistas do país na atualidade por suas habilidades técnicas e pela mistura única de ritmos brasileiros, jazz e música erudita. Já no dia 28 do mesmo mês, quem sobe ao palco são os gaúchos Andiara Mumbach & Fernando Cordella. A soprano e o cravista se reúnem para interpretar uma seleção especial de música francesa, com composições que vão do século XV ao século XVIII. Em abril, haverá apresentação de três flautistas no dia 17: a chinesa Jennie Lin, o chileno Cesar Vivanco Sánchez e o gaúcho Ayres Potthoff; e no dia 29 o público poderá conferir a Sphaera Mundi Orquestra, uma das principais formações da música erudita em atividade no Estado. Já no dia 21 de maio, os músicos Teco Cardoso, Swami Jr e Bebê Kramer lançarão o disco Dança do Tempo.


A nova temporada inclui uma série de novidades na programação, com eventos que abordam temas como ópera, literatura, cinema, dança e artes visuais, além de cursos, palestras, oficinas e saraus

Grandes nomes da cena internacional também têm apresentações confirmadas: o trompetista chileno Cristián Cuturrufo, que se apresenta no dia 30 de abril, em comemoração ao Dia Internacional do Jazz; e o pianista israelense Alon Goldstein que virá a Porto Alegre pela primeira vez no dia 30 de maio, para tocar ao vivo clássicos de Beethoven, Schubert e Scarlatti. As atrações musicais seguem no mês de junho com shows do grupo brasileiro Olam Ein Sof, trazendo sua música folk e medieval no dia 6, e com o choro ao vivo do saxofonista e flautista carioca Eduardo Neves com o pianista gaúcho Fernando Leitzke no dia 18. E em julho ainda haverá apresentações da Orquestra de Choro de Porto Alegre (dia 8) e de Rafael Delgado Trio (dia 16) fazendo uma fusão de ritmos e gêneros da música afro peruana, com o folclore argentino e o jazz.

Uma das novidades da programação musical são as Audições Comentadas de Música Erudita. Sob orientação dos pianistas Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz, o projeto irá explorar o contexto histórico, o processo criativo, a biografia e as peculiaridades da trajetória de compositores e instrumentistas fundamentais na história da música clássica. A primeira edição acontece no dia 26 de março, fazendo uma homenagem aos 250 anos de nascimento do músico alemão Ludwig van Beethoven; e a segunda no dia 23 de abril, falando sobre a trajetória e as composições do tcheco Dvorak. Já as Audições Comentadas de Jazz comandadas pelo jornalista e radialista Paulo Moreira, que já são conhecidas pelo público, serão dedicadas neste semestre a Nina Simone (28 de maio), Louis Armstrong (25 de junho) e Jaco Pastorius (23 de julho).

O centro cultural ainda terá a estreia do projeto Ópera: Estética e Psicanálise. Com curadoria do barítono Carlos Rodriguez, a programação propõe apresentar uma visão de diferentes personagens à luz da estética filosófica e da psicanálise, combinados com recitais líricos comentados pelo maestro Ronel Alberti e o professor Rafael Werner. Serão três encontros com diferentes intérpretes, temas e repertórios: dia 31 de março falando sobre vingança, dia 19 de maio sobre traição, e dia 23 de junho sobre paixão. Outra novidade são os Concertos Ling para a Juventude, uma série de encontros didáticos gratuitos de música clássica, orientados pelo maestro Telmo Jaconi e a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, voltados para jovens de 10 a 17 anos.


Para mais detalhes sobre a programação, acesse https://institutoling.org.br/


AGENDA LÍRICA
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Copyright © 2018 Agenda Lírica