QUARTETO AURA

O Fascínio da Música de Câmara 

Publicado em 21 de outubro de 2018

Fascinados pelas possibilidades expressivas da música de câmara, os músicos Brigitta Calloni, Leonardo Bock, Martina Stroher e Liliana Michelsen se uniram no início de 2018 para realizar um antigo sonho: dedicar-se ao repertório composto para a formação de quarteto com piano.

 

Brigitta Calloni (violino) e Liliana Michelsen (piano) foram colegas de faculdade no curso de bacharelado em música da UFRGS. No período em que residiram no exterior - Áustria e Alemanha, respectivamente -, visitavam-se com freqüência por amizade. Tocaram juntas pela primeira vez em 2008 no Mozarteum, durante o período de estudos do curso de bacharelado de Brigitta naquela instituição. Formada, Brigitta, que é natural de Porto Alegre, rumou para os EUA, onde cursou mestrado na Michigan University. De volta ao Brasil, ingressou na Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), no Rio de Janeiro. Foi no período como músicos componentes da OSB que Brigitta e a violoncelista Martina Stroher intensificaram seu contato. Martina havia estudado em Lisboa, onde graduou-se como instrumentista de orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra de Lisboa. Dez anos depois de seu ingresso na OSB, Martina - natural de Ivoti - regressa ao Rio Grande do Sul para assumir o cargo de chefe do naipe dos violoncelos na OSPA. Por ocasião deste novo grupo de músicos nomeados para integrarem a OSPA, iniciam também Brigitta (como chefe do naipe dos 2os. violinos) e o violinista Leonardo Bock (integrante do naipe dos 1os. violinos). Leonardo Bock - violinista e natural de Porto Alegre - é o músico mais novo deste grupo: formou-se no bacharelado da UFRGS em 2015 e, desde então, arrecadou experiência em diversas orquestras acadêmicas no Brasil e também no exterior, ao participar de cursos de aperfeiçoamento nos EUA (University of Georgia) e na Alemanha (Hochschule für Musik Münster). Assim como Brigitta e Martina, ingressou no quadro de músicos da OSPA em 2018 e decidiu experienciar a viola, especialmente ao participar deste quarteto. Enquanto isso, a pianista Liliana Michelsen - natural de Itaguaí (RJ) - estava na Alemanha, onde formou-se mestre em Correpetição pela Hochschule für Musik Nürnberg e lecionou nas Augsburg Universität e na Hochschule für Musik Nürnberg. Em 2017, ao voltar a residir no Brasil, dá seguimento ao duo iniciado nos anos anteriores com Brigitta, formando finalmente o Quarteto Aura.

No dia 25 de outubro, acontece o recital de lançamento deste grupo de músicos que se destacam e primam pela excelência técnica e artística.

AGENDA LÍRICA
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Copyright © 2018 Agenda Lírica