VLADIMIR SOARES

Flautista brasileiro radicado na Alemanha

Foto de Cláudio Etges

Natural de Porto Alegre, Vladimir Soares nasceu em 1985. Flautista e educador musical, iniciou seus estudos em música aos 11 anos de idade no Projeto Orquestra Villa-Lobos, com a professora Cecília Silveira.

Mestre pela Musikhochschule Stuttgart (Escola Superior de Música de Stuttgart), Alemanha, em dois títulos: Mestrado em Música de Câmara e Mestrado em Flauta Doce, sob orientação dos professores Hans-Joachim Fuss e Andrea Buchert,  sendo que no Mestrado de Flauta Doce recebeu nota máxima e Láurea Acadêmica, fato que não ocorria na classe de flauta doce desta instituição há 25 anos.

Vladimir é formado em Música pelo IA/UFRGS, com habilitação em flauta doce, na classe de Lucia Carpena.

Foi vencedor do concurso Jovens Solistas da Orquestra de Câmara Fundarte em três edições consecutivas (2008, 2009 e 2010),  venceu também o concurso Solistas DEMUS (Departamento de Música da UFRGS) e o Concurso Jovens Solistas da OSPA, em 2011.

De 2009 a 2012, integrou o Flautarium da UFRGS, grupo coordenado pela professora Lúcia Carpena, que realizou apresentações em encontros e festivais no RS, SP, PE e Uruguai.

Tem participado de vários festivais de Música Antiga e masterclasses, tendo aulas com flautistas renomados.

Vladimir tem  se destacado como intérprete de flauta doce, tendo atuado como solista à frente das principais orquestras do RS e da Sttugarter Kammerorchester (Orquestra de Câmara de Stuttgart), da Alemanha.

Desde 2001, atua como educador musical, ministrando aulas de flauta doce em escolas de música, de ensino regular, ONGs e instituições culturais no Brasil,  e atualmente na Alemanha onde reside desde 2013.

Em agosto 2016 e 2017, Vladimir Soares apresentou concertos e ministrou masterclass de flauta doce em Porto Alegre e Interior do RS, quando da sua estada no Brasil.

Dinorah Araújo – Produção Cultural e Assessoria de Imprensa

Vladimir nos brindará com recitais em vários espaços culturais da cidade, apresentando um repertório que abrange desde a idade média ao Jazz de Paul Leenhouts.

AGENDA LÍRICA
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Copyright © 2018 Agenda Lírica