MÁRCIO BUZATTO

(Regente)

Marcio Buzatto completou dois bacharelados em música pela UFRGS, um na área de Regência e outro em Composição Musical, ambos obtidos com Láurea Acadêmica.

 

Foi professor de Regência e Canto Coral na UFRGS e na UFSM, e durante suas graduações foi monitor de Contraponto Modal, Contraponto Tonal, Fuga, Teoria Musical, Regência e Canto Coral. Esteve à frente de alguns dos grupos corais mais expressivos do sul do país, tais como o Coral Porto Alegre, o Coral da UFRGS, o Madrigal do Departamento de Música da UFRGS e o Coro de Câmara da UFSM.

 

Participou como aluno de mais de 40 cursos e festivais de música em várias áreas teóricas e práticas, e ministra com frequência oficinas de Regência a contrato de prefeituras e escolas de música. Tem participações como realizador de trilhas sonoras para documentários e curtas-metragens, preparador de repertório para teatro musical, arranjador, maestro convidado de grupos orquestrais e eventos.

 

Teve sua iniciação musical no Coral Arautos do Grande Rei, de Xaxim-SC, e passagem pelos Canarinhos de Novo Hamburgo-RS. Em sua experiência musical já dividiu o palco com artistas destacados como: The Rolling Stones, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Vanessa da Mata, Kleiton&Kledir, Duo Siqueira Lima, Mirta Álvarez, Eduardo Castañera, Elias Barboza, Paulo Inda, Frank Solari, Kim Cook, Luis Gaeta, Miguel Proença, Olinda Alessandrini, Nani Medeiros, Wilson Paim, entre tantos outros.

 

De 2010 a 2013, foi maestro nos Concertos Comunitários Zaffari, juntamente com o Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS, contabilizando público de cerca de 80 mil pessoas ao ano, em vultosas produções deste projeto, com óperas, concertos e grandes shows.

 

Em 2016 recebeu a Comenda Lobo da Costa, concedida pelo Partenon Literário em Porto Alegre/RS, como reconhecimento aos serviços prestados pela cultura e bem estar social do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Na parte de produção de eventos e movimentos musicais, tem feito a direção artística de projetos e eventos importantes, com ou sem leis de incentivo, tais como o Festival de Música Coral Renascentista "Gil de Roca Sales", o "Musica Dei" Festival de Música Coral Sacra, o 'Rock Festival" Festival de Música vocal da PUCRS, Festival de Coros do Norte Gaúcho - URI Erechim, "A Força da Voz Feminina" Festival de Coros Femininos - URI Erechim, Projeto "Mais Música" - URI Erechim e Festival de Coros Infantojuvenis de Bom Princípio/RS, entre outros.

 

Na internet, coordena as páginas "História dos Corais do Brasil" e Coral/Choral World News" com grande movimento e integração nos grupos de discussão à respeito da atividade coral.

 

Hoje desenvolve trabalho com o Coro da URI-Erechim, Coral Ítalo-Brasileiro RS, Canarinhos de Bento Gonçalves/RS, o Coral de Meninas de Bom Princípio/RS, e desde 2010 assumiu atividades musicais da PUCRS, onde tem intenso trabalho com o Coral da PUCRS e as séries musicais.

AGENDA LÍRICA
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Copyright © 2018 Agenda Lírica