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CARLOS RODRIGUEZ

(Barítono)

Foto: Patrícia Phill

Radicado na Europa de 1997 a 2003, graduou-se e se pós-graduou nos cursos
de Performance em Ópera e Música de Câmara no Conservatório Superior de Música de Maastricht, na Holanda, e Stage Training for Opera Singers no Jeker Opera Studio, Holanda.

Iniciou seus estudos com a soprano Maria Helena Salvatore e, mais tarde, foi aluno
do barítono Luís Ramires. Complementarmente às aulas com este último, passou
a estudar na Escola de Ópera da OSPA, sob a orientação da soprano Lory Keller e, depois, do tenor Decápolis de Andrade.
 
Em 1999, foi semifinalista do Concurso Internacional de Canto Mozart em Salzburg,
na Áustria, e, em 2003, ganhou o terceiro prêmio no Concurso Internacional de Canto Bidú Sayão, em Belém do Pará.
 
Na Europa, cantou em diversas óperas, destacando-se Angélique (Charlot), de J. Ibert; Amahl and the Night Visitors (Melchior), de G. Menotti; A Flauta Mágica (Papageno), de W. A. Mozart; e Carmen (Dancaïre), de G. Bizet. No Brasil, destacam-se Carmen (Dancaïre), no Theatro da Paz, em Belém do Pará; Rigoletto (Marullo) e Un Ballo in Maschera (Silvano), ambas de G. Verdi, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Em Porto Alegre, Bastien und Bastiène (Collas) e Così Fan Tutte (Guglielmo), todas
de W. A. Mozart, no Theatro São Pedro; e A Boiúna (Tiago), de W. S. Portoalegre – estreia mundial da obra –, no antigo Teatro da OSPA.
 
Seu repertório conta, ainda, com várias obras de concerto, entre elas: Carmina Burana, de C. Orff; Ein deutsches Réquiem, de J. Brahms; Sinfonia nº 9, de L. van Beethoven; Tenente Kijé, de S. Prokofiev; e Die Jahreszeiten, de J. Haydn, entre outras.
 
Em 2001, com a OSPA, fez a primeira gravação mundial da ópera A Boiúna.
Em 2002, participou da gravação de Canções de Emergência no CD “Tudo Muda –
A Música de Flávio Oliveira”, acompanhado ao piano pelo compositor.
Em 2005, gravou um CD da Sinfonia nº 9, de L. van Beethoven, com a Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a regência do maestro Ion Bressan.
 
Neste mesmo ano, foi fundador da Escola de Ópera da Orquestra Sinfônica de Sergipe, orientando e coordenando solistas locais na preparação de performances.
Em 2006, ao lado da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, sob a regência
de Antônio Carlos Borges Cunha, fez a estréia mundial da obra Recorrências, de Flávio Oliveira.

Em 2007, foi curador da área de canto lírico no StudioClio.
 
Em 2008, sob a regência do maestro Manfredo Schmidt, participou da abertura
da temporada oficial do Teatro do SESI, cantando o solo de barítono na superprodução da obra Carmina Burana, de Carl Orff, aclamada pelo público e a crítica e apresentada durante três anos consecutivos.
Em 2013, sob a regência de Evandro Matté, interpretou Papageno em A Flauta Mágica, na montagem da Orquestra UNISINOS, no Theatro São Pedro.
Em agosto de 2014, cantou Angelotti na Tosca da OSPA, no Theatro São Pedro,
sob a regência de Enrique Ricci (Argentina) e Sharpless em Madama Butterfly,
com a Orquestra Filarmônica da PUCRS, sob a regência de Mario Perusso (Argentina).
Em 2015, foi solista ao lado de Bibi Ferreira no Concerto do Dia das Mães, na série Concertos Comunitários Zaffari, sob a regência de Evandro Matté com a Orquestra UNISINOS, no Auditório Araújo Viana.
Em 2017, fez Masetto, em Don Giovanni de Mozart, com a OSPA, sob a regência
de Evandro Matté.
 
Desempenha importante e destacado papel no desenvolvimento de performers
da ópera e da música vocal em geral, seja em aulas de técnica vocal e preparação
de repertório, tanto particulares assim como docente em cursos e oficinas pelo país,
ou na realização de espetáculos operísticos, recitais e espetáculos que proporcionam aos jovens cantores espaço e oportunidade para se apresentarem e aprimorarem, contando hoje com vários alunos atuando no cenário profissional do país e com premiações em concursos nacionais e internacionais.

Em 2019, ao lado do maestro Tiago Flores, criou o
I Concurso Online Agenda Lírica, o primeiro concurso online de canto lírico do Brasil.

Em 2019 e 2020, teve dois livros publicados pela Amazon dos EUA: The Baritone Roles Catalogue, um amplo catálogo de papeis de barítono, e The Baritone Arias Catalogue, um catálogo reunindo mais de 900 árias de ópera para esta voz.

Em 2022, foi um dos fundadores da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul, a CORS, a primeira Companhia de Ópera do Estado.

Ainda neste ano, ao lado do maestro Tiago Flores, criou o I Concurso Zola Amaro para Cantoras Líricas, o único no mundo a premiar exclusivamente mulheres, sendo também o primeiro concurso de canto lírico de Porto Alegre.

Lançou recentemente, em parceria com a Pier Produção Musical Ltda, o curso A Arte de Cantar Bem, gravado no lendário estúdio Audio Porto.
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